quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Definições sobre Programa de Habitação para Servidores de Fortaleza avançam

Em reunião na Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão, na manhã de sexta-feira (29/09), governo e sindicatos definiram os critérios para cadastro no Programa de Habitação para Servidores do Município.
Anunciado pelo prefeito há dez dias, a política inédita beneficia servidores efetivos na aquisição da casa própria em dois conjuntos habitacionais localizados no bairro Passaré, com toda a infraestrutura de lazer incluída.
As 578 unidades serão sorteadas, seguindo a metodologia adotada pela gestão. Poderão se cadastrar para o sorteio, servidores de carreira com renda familiar de R$ 2.600 a R$ 7 mil, que não tenham casa própria ou financiamento imobiliário, nem restrições de crédito.
Além dos critérios nacionais do PMCMV, o grupo reunido definiu outros quatro critérios de preferência para o programa dos servidores: 1. Unidades familiares chefiadas por mulheres; 2. Famílias numerosas; 3. Servidores com doenças crônicas e; 4. Moradores de áreas de risco.
“Num primeiro momento o cadastro é auto declaratório, ou seja, o servidor dá as informações. Depois do sorteio, a equipe da Habitafor checa tudo e encaminha para a análise de crédito da Caixa”, explica o articulador de política do Gabinete do Governo, Lucio Bruno, reforçando que ser sorteado não garante a unidade habitacional.
Além da veracidade das informações fornecidas durante o cadastro, o servidor ainda passará pela análise de crédito do banco. Dessa forma, será feito também um cadastro reserva para suprir eventuais incompatibilidades do cadastro inicial ou negativas do banco.
Participaram do encontro, o secretário do planejamento, orçamento e gestão, Philipe Nottingham, também coordenador da Mesa Central de Negociação, e a secretária executiva do desenvolvimento habitacional, Olinda Marques; representantes da Caixa Econômica Federal e membros da Frente das Entidades Representativas dos Servidores e Empregados Públicos de Fortaleza e do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort).
O próximo passo é elaborar o programa para abrir o período de inscrições. Mais informações devem ser divulgadas em breve.
Detalhes/Fonte