quarta-feira, 10 de maio de 2017

PMAQ - Gestores da Atenção Básica de Fortaleza de forma não oficial iniciam debate sobre assunto

PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica)

O PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

Informações dão conta que algumas reuniões estão ocorrendo nas Câmaras Técnicas onde os profissionais ACS estão sendo convidados a aderir ao referido programa, sendo proposto como contra partida aos profissionais componentes das equipes o seguinte formato, ainda extra oficial:

Estruturação e Custeio das UAPS
50%
Responsável pelo gestão local do Programa na UAPS
15%
Distribuição igualitária entre todos os profissionais componentes das ESF
35%

Destaca-se que esse programa visa incentivar os servidores da Saúde com o objetivo de estimular e valorizar o profissional de saúde que atue em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família. É um valor repassado de acordo com a avaliação semestral de cada equipe, e têm determinadas metas que as equipes tem que realizar. 

Mas é fundamental que o repasse aos profissionais esteja previsto em LEI MUNICIPAL, o que ainda não ocorreu, e assim sendo, nenhum trabalhador receberá os recursos devidos por seu comprometimento com o Programa.

REGULAMENTAÇÃO JÁ

A forma de repasse da verba é por equipe e é de acordo com o nível ou pontuação, então de acordo com o nível e pontuação que inicialmente é repassado a R$ 2.360,00 por equipe, e na pontuação/nível máximo é repassado o valor de aproximadamente R$ 11.800,00 por equipe, quando a avaliação chega em 100% que é muito difícil atingir esse patamar. Esse valor deve ser dividido IGUALMENTEentres os profissionais, isto é, sem distinção de cargo, então tanto um médico como um agente receberia de forma igualitária a divisão desse benefício. 

Quais os profissionais que são beneficiados? 

Todos os Profissionais da Atenção Básica. Equipes de Saúde da Família 
Médico; Enfermeiro; Técnico de Enfermagem; Agente Comunitário de Saúde; Cirurgião Dentista; Técnico de Saúde Bucal (TSB); Auxiliar de Saúde Bucal (ASB); 

A questão dos Agentes de Combate às Endemias para serem incluídos no PMAQ ainda estão sendo discutidas, já que na maioria dos municípios esses profissionais não integram o PSF (Programa de Saúde da Família). 


Mais Informações:






Veja também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário