sexta-feira, 22 de setembro de 2017

DESMONTE DA PNAB - POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

A “CORTINA DE FUMAÇA” usada por Deputados Federais defensores do PLC 6437-56/17 a exemplo do Golpista Raimundo Gomes de Matos - PSDB, que já tinha revelado seus interesses no sucateamento do SUS quando votou favoravelmente na PEC 241, atual Emenda Constitucional 95, que limita por 20 anos os investimentos públicos na Saúde.utilizando-se de mentiras para a categoria afirmando que nos dariam “SEGURANÇA JURÍDICA”, quando na realidade buscaram de toda forma ludibriar a categoria, e conseguiram com a inusitada ajuda de nossos próprios representantes.

Observamos vários posicionamentos inclusive da FIOCRUZ que trouxe estranheza as alegações de segurança jurídica, mas a verdade se revelou quando a minuta da “nova PNAB” apresentada pelo Ministro Ricardo Barros seguia de forma fiel, textos do PL 6437/17 demonstrando a sintonia entre nossos verdadeiros algozes, ou seja, o Ministro (INIMIGO DECLARADO) e os deputados (DISFARÇADOS DE DEFENSORES), infelizmente tendo uma coparticipação inacreditável da CONACS.

 Mesmo contra tudo e todos, mesmo contra resolução de 2011 e recomendação de 2017 do Conselho Nacional de Saúde - CNS, o Ministério de Temer e Barros publicam nessa sexta-feira 22 de setembro de 2017, a desregulamentação da Política de Atenção Básica mais conhecida como "PNAB anti-saúde da família" (que recebeu o número de 2436).

No que remente a categoria, registro o clímax do absurdo, onde, mesmo após detalhar atribuições aos ACS e ACE ainda confere aos gestores municipais a possibilidade de criação de novas atribuições por legislação municipal:

Atribuições do ACS
VII - Exercer outras atribuições que lhes sejam atribuídas por legislação específica da categoria, ou outra normativa instituída pelo gestor federal, municipal ou do Distrito Federal.

A PNAB de Temer e Ricardo Barros é um verdadeiro assassinato da Atenção Básica, e o SUS sem uma atenção primária de qualidade vai morrer, assim como seus usuários.

Concluo dizendo que a luta deve seguir, dessa vez, mais efetiva e sem apadrinhamentos de políticos que tem votado reiteradamente contra a classe trabalhadora, nós somos os verdadeiros defensores do SUS”

Leia a integra:
PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017

Um comentário:

  1. Inacreditável o povo gosta mesmo e de esta na incertaza. Estavam pra serem substituídos pelos aux e técnicos de enfermagem. Aparece uma pessoas com uma estrategia pra assegura o emprego deles e vcs não ver que e um processo. E todo processo tem ajustes. Ficam só criticando. Vão raciocinar. Deixem de ir pelo raciocínio dos que só ver o lado ruim. Vamos ver que este foi uma medida que se não fosse tomada os ACS estava caminhando para extinção.

    ResponderExcluir